sábado, 21 de maio de 2011

GEO - América Anglo Saxônica

Limites:

• Leste: Oceano Atlântico;

• Norte: Oceano Glacial ártico;

• Oeste: Oceano Pacifico;

• Sul: México e Golfo do México

Localiza-se em região temperada (entre o trópico de câncer e o circulo polar ártico)

Divisão do relevo:

a-) porção oriental: velhos maciços e planaltos cristalinos, velhas montanhas e planaltos muito desgastados pela erosão. Por isso, os cumes dos Montes Apalaches raramente ultrapassam 2000m. possui uma estreita faixa de planície, cavada pelo rio São Lourenço, ligando a região dos grandes lagos ao oceano atlântico.

b-) porção central: extensas planícies (área ocupada pela agricultura, com uso de tecnologia). Grandes rios (Mississipi-Missouri). Planície Lacustre (norte do Canadá), Planície dos Grandes Lagos (divisa dos EUA com Canadá) e Planície Central ou do Mississipi (sul dos EUA).

c-) porção ocidental: cadeia de Montanhas Rochosas (desde a fronteira dos EUA com México até o Alasca). Pico mais elevado da América Anglo Saxônica: pico McKinley. Faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico (pois existem encontros de placas tectônicas e atividades vulcânicas).

O relevo tem uma relação direta com a forma de ocupação de um território. Por exemplo, em planícies, há uma concentração maior da população; em regiões de encontro de placas litosféricas, a população vive em constante alerta.

Hidrografia

- Vertente do Ártico: rio Mackenzie; grande quantidade de lagos e rios que ficam congelados a maior parte do ano; não tem grande importância, porque não passa por grandes cidades; 8% do Canadá é coberto por lagos.

- Vertente do Atlântico: localiza-se entre os Apalaches e a Península do Labrador, na fronteira entre Estados Unidos e Canadá; rio São Lourenço (navegável, liga a região dos Grandes Lagos com o Oceano Atlântico); super importante porque corta regiões densamente povoadas nos EUA e Canadá.

- Vertente do Golfo do México: rios Mississipi e Missouri; cortam boa parte dos EUA; rios correm em direção ao sul (Golfo do México); são navegáveis em boa parte do percurso; são importantes porque transportam produtos agrícolas.

- Vertente do Pacífico: rios curtos, porque estão entre as montanhas rochosas e o Pacífico; rios de planalto (energia elétrica); rio Colorado (sua foz é no Golfo da Califórnia); Grand Canyon.

Clima

Apresenta grande diversidade climática, pois está localizada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. Fatores que influenciam o clima: latitude, altitude, deslocamento de massa de ar, maritimidade e continentabilidade. Isso faz com que tenha uma vegetação rica e diversificada. Fatores que levaram a erradicação ou mudança brusca da vegetação original: uso intenso de matéria-prima, desflorestamento provocado por práticas agropecuárias e crescimento de cidades.

Tipos de climas:

• Polar: baixas altitudes, massa de ar polar ártica; temperaturas abaixo de 4º negativos.

• Frio: baixa precipitação, que pode ser pluvial ou em forma de neve; temperaturas inferiores a 0º

• Subtropical: EUA, na área perto do Atlântico e Golfo do México; temperaturas elevadas quase o ano todo, mas as massas de ar polar acabam diminuindo um pouco a temperatura.

• Semiárido: porção central dos EUA e sul do Canadá; baixos índices de chuvas, que são mal distribuídas.

• Frio de montanha: ocorre em cadeias de montanhas, baixas temperaturas (podem atingir 30º negativos).

• Desértico: sudoeste dos EUA; temperaturas entre 10º e 30º; ar seco e estável.

• Temperado: entre o Pacífico e as montanhas rochosas; chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano; temperaturas amenas o ano todo.

• Mediterrâneo: leva esse nome porque tem características semelhantes ao clima de países europeus; estações do ano bem definidas, sendo uma muito úmida (inverno) e outra bem seca (verão).

O clima exerce muita influência na distribuição dos biomas (vegetação) pelo mundo. Mas essa devastação da vegetação também influencia o clima (aquecimento global). Grandes incêndios florestais têm acontecido nos EUA, por causa de queimadas, durante a estiagem.

Atividades econômicas
- do nordeste até a região dos Grandes Lagos: maior desenvolvimento industrial; fatores: foi nessa região que começou a colonização dos EUA, rica em recursos minerais (ferro), chegada de diversos imigrantes europeus que trouxeram técnicas industriais; a partir do século XX, crescimento da indústria automobilística, que gerou empregos para profissionais pouco qualificados. Essa região parou de crescer tanto, devido a crise do petróleo na década de 70 e a concorrência com empresas japonesas.
- Costa oeste: política de descentralização industrial, indústria militar (bélica e aeronáutica), devido a proximidade com a Rússia (Mundo Bipolar, Guerra Fria); desenvolvimento da indústria de alta tecnologia.
- sul (próximo ao Golfo do México): jazidas de petróleo e gás natural.

Atividade agropecuária
- grande parte do território está no clima temperado, com chuvas bem distribuídas; planícies no centro com solos férteis, rios de planície, que facilitam o escoamento da produção agrícola. Os EUA são um dos maiores produtores agrícolas do mundo graças as ótimas características naturais e ao emprego de tecnologia. Principais produtos agrícolas: milho, trigo, soja e algodão.

Canadá - atividades econômicas
- principal área industrial: sudeste, próximo a divida com EUA. Grandes cidades: Montreal, Quebec, Toronto e Otawa (capital). Fatores: produção de alumínio.
- pesca.
- principal produto agrícola: trigo.
- agricultura de hortifrutiranjeiros - no vale do Rio São Lourenço.
- modernas técnicas produtivas.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Características econômicas do EUA:
- maior economia do mundo
- alto nível de internacionalização.
- elevado nível de consumo.

Doutrina Monroe: "A América para os americanos".

Política imperialista: os EUA possui alto nível de consumo e por isso consegue fazer com que os seus interesses prevaleçam em relações aos de outros países. O fato que os EUA alegam para sua política imperialista é levar civilização e desenvolvimento a outros povos. Exemplo: canal do Panamá.

- OEA (Organização dos Estados Americanos)






Um comentário:

Anônimo disse...

tirei 10 na prova de geografia por causa disso