quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PORT - Orações coordenadas - exercícios


1. Forme períodos compostos por coordenação, juntando as orações com uma conjunção
coordenativa.  Observe o exemplo:
 Não se preocupe.  Estamos aqui para apoiá-lo.
 Não se preocupe que (pois) estamos aqui para apoiá-lo.
a) Vocês podem sair.  Não voltem tarde, por favor.
b) Ele deve ter ficado ofendido. Saiu da reunião sem se despedir de ninguém.
c) O motorista tentou estacionar o carro ali. O guarda não deixou.
d) O seu castigo foi merecido. Não reclame.
e) Todas as provas inocentam o rapaz.  Ele deve ser absolvido.
f) Não fale tão alto. O bebê está dormindo.

2. Leia as frases abaixo e sublinhe aquelas em que a conjunção E  tem valor adversativo:
a) Correu, correu e não conseguiu chegar a tempo.
b) Leia o texto com atenção e faça um resumo das ideias principais.
c) Fiz sozinho toda a decoração do cenário e ninguém reconheceu meu esforço.
d) Os organizadores da festa fizeram várias reuniões e nada foi resolvido.
e) Os funcionários conversaram com o diretor e solicitaram aumento salarial.
f) Aquele homem é muito rico e leva uma vida simples.

3. Sublinhe as orações coordenadas sindéticas presentes nos períodos abaixo e classifiqueas:
a) Ele não pratica esportes nem faz exercícios em casa.
b) Vou organizar minha bagagem hoje, pois irei viajar amanhã.
c) Vamos jantar logo, que a comida está esfriando.
d)  Você deve levar os estudos a sério ou enfrentará dificuldades no futuro.
e) Os sócios do clube se reuniram e discutiram o problema, mas nada ficou resolvido.
f) Fui à biblioteca pesquisar em vários livros sobre este assunto, no entanto não consegui
encontrar nenhuma informação importante.

4. Leia os versos:
 “As horas passam, os homens caem, a poesia fica.”  (Emílio Moura)
a) Por que as três orações que constituem esse período podem ser classificadas como
coordenadas?
b) Elas são coordenadas sindéticas ou assindéticas?  Explique.
c) Reescreva os versos, introduzindo conjunções entre as orações de tal forma que a relação
entre a primeira e a segunda seja de adição e entre a segunda e a terceira seja de oposição.
d) Classifique as orações do período que serve de resposta ao item c.

5. Compare estes dois períodos:
I. Voltou para o Brasil, porque não se adaptou à vida no exterior.
II. Volte para o Brasil, porque estamos com saudades.
Identifique em relação a eles, as afirmações corretas:
a) Em I, a oração em destaque indica a causa de “voltar ao Brasil”.
b) Em I, a oração exprime a consequência da segunda.
c) A oração em I é adverbial causal.
d) A oração em II é sindética explicativa 6. Observe a imagem abaixo:
 O enunciado da parte superior do anúncio cita uma frase que ficou muito conhecida
na História ocidental: a frase “Vim, vi, venci”, dita pelo imperador romano César, ao
vencer uma das muitas guerras que travou com outros povos e nações.
a) Essa frase manifesta uma opinião de César a respeito do poder que ele próprio tinha em
relação a outros países e outros governos. Qual é essa opinião?
b) O que chama a atenção nessa frase, do ponto de vista sonoro?
c) Como se classificam sintaticamente as orações desse período?
d) Entre as formas verbais Vi e Venci, César poderia ter empregado uma conjunção. Que
conjunção seria essa?
e) A propaganda do Audi, acima, traz o seguinte texto:
Vim, vi, venci, venci, venci, venci, venci, venci. Audi A3. Eleito pela 6ª vez
consecutiva o Melhor Carro Nacional pela revista Carros.
Que relação existe entre essa alteração da frase de César e o prêmio conquistado pela marca
de automóvel?
f) Considerando que o título “o melhor carro nacional” é disputado por várias marcas de
automóvel, levante hipóteses: por que o anunciante aproveitou a frase de César para criar o
anúncio?

7. Sublinhe e classifique a oração subordinada adverbial presente nos períodos abaixo:
a) Mal saímos de casa, começou a escurecer.
b) Se você me ajudasse mais, logo terminaríamos a limpeza da casa.
c) Como é muito briguento, ele não consegue fazer amigos.
d) Não vim à reunião porque não fui avisado.
e) Mesmo que chova, o jogo não será interrompido.
f) Ponha a toalha na mesa, enquanto arrumo as cadeiras.
g) Vamos conversar com calma para que esta situação fique resolvida.
h) Houve tal confusão na sala que não consegui ouvir seu discurso.
i) Assim que chegamos, fomos jantar.
j) Ficávamos mais alegres à medida que chegavam as notícias.
k) Mal ouvi a campainha, abri a porta.
l) Seu entusiasmo era tão grande que contagiou toda a família. 8. A conjunção como pode expressar ideia de causa, conformidade ou comparação.

8. Que ideia ela expressa em cada uma das orações abaixo?
a) Prepare esses sanduíche como expliquei.
b) Esse garoto joga tão bem como os profissionais.
c) Como havia pouca gente, a reunião foi adiada.
d) Ele agiu com firmeza como exigia a situação.
e) Hoje está fazendo tanto calor como ontem.
f) Nada saiu como esperávamos.
g) Como eu previa, nosso plano funcionou direitinho.
h) Como estava muito cansado, foi dormir cedo.

9. Classifique as orações substantivas:
a) Tinha certeza de que você cumpriria a promessa.
b) O sucesso dessa festa depende de que faça bom tempo.
c) Envergonho-me de que eles tenham agido tão mal.
d) Todo o país está desejoso de que haja uma paz duradoura.
e) Tivemos receio de que alguma coisa não saísse bem.

10. Leia esta frase:
 Fui almoçar com a família de Marcelo, que me recebeu muito bem.
a) Essa frase pode admitir duas interpretações?  Por quê?
b) Como podemos re-escrevê-la para deixar claro que nos referimos a Marcelo?
c) Agora re-escreva-a deixando claro que nos referimos à família de Marcelo.

11. Analise sintaticamente o pronome relativo QUE e classifique-o como sujeito ou objeto
direto:
a) O filme que vi ontem ganhou o festival de cinema.
b) Foram muito alegres as horas que passei em sua casa.
c) A forte chuva que caiu alagou o bairro.
d) A moça que estava à janela cumprimentou-me.
e) Trouxe o presente que você estava esperando.
f) Leu o bilhete que deixei sobre a mesa?
g) Leia o texto que o professor pediu.
h) Você pode usar o computador que está em minha sala.

12. Junte as orações usando pronomes relativos. Faça as adaptações necessárias.
a) Preciso obter essas informações.  Sem essas informações não posso terminar a pesquisa.
b) Esses são os documentos. O advogado conversou comigo sobre esses documentos.
c) Participei de um treinamento profissional muito proveitoso. Durante esse treinamento
conheci pessoas que poderão me ajudar.
d) Há muita oposição ao nosso trabalho.  Não podemos fazer nada contra essa oposição.
e) Esse é o palácio do governo.  A multidão concentrou-se diante desse palácio.
f) Gostaria de visitar a cidade de Roma. Os monumentos dessa cidade são muito famosos.
g) O guarda multou essa moça. O carro dessa moça estava parado em local proibido.
h) Estudei nessa escola. Os alunos dessa escola foram muito bem nos últimos testes
nacionais de avaliação.
i) Tenho muita vontade de conhecer essa cidade litorânea. As praias dessa cidade são
famosas no mundo todo.
j) Esse poema foi escrito por Carlos Drummond de Andrade. A importância de Carlos
Drummond é reconhecida por todos os críticos literários.
k) Este é o novo aluno da classe. Os pais deste aluno são italianos.

13. Dados os períodos, faça o que se pede:
a) Michael Jackson, que encantou multidões com sua dança, morreu em Junho enquanto
preparava seu novo show para  Londres, onde se apresentaria perante muitos fãs.
Separe as orações do período.
Classifique-as.
Indique TODOS os elementos de ligação entre as orações.
Classifique-os. b) É importante que todos aprendam com Michael Jackson, que foi o rei do Pop, e não
soube aproveitar a riqueza que conquistou.
Indique o número de orações subordinadas.
Indique o número de orações coordenadas.
Classifique a primeira oração.
Dê a função do segundo QUE presente no período

Nenhum comentário: