SITUAÇÕES- PROBLEMA
1. NUM CERTO DIA, ANTÔNIO, O TAXISTA, RODOU 76 QUILÔMETROS PELA MANHÃ E 85 QUILÔMETROS À TARDE. QUANTOS QUILÔMETROS, NO TOTAL, ANTÔNIO PERCORREU NESSE DIA?
RESOLUÇÃO:
RESPOSTA:____________________________________________________
RESOLUÇÃO:
RESPOSTA:_____________________________________________________
3. VOCÊ SABIA QUE UMA BOLA DE BASQUETE TEM, APROXIMADAMENTE, 600 GRAMAS E UMA DE VÔLEI TEM, APROXIMADAMENTE, 284 GRAMAS?
QUANTOS GRAMAS A BOLA DE BASQUETE TEM A MAIS QUE A DE VÔLEI?
RESOLUÇÃO:
RESPOSTA: ____________________________________________________
SITUAÇÕES- PROBLEMA
RESOLUÇÃO:
RESPOSTA:____________________________________________________
2. A ANTA, O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE DO BRASIL, CHEGA A TER ATÉ 2 METROS DE COMPRIMENTO E 1 METRO DE ALTURA. ELA PODE CHEGAR A TER 280 QUILOS.
SE UMA ANTA JOVEM TEM 120 QUILOS, QUANTOS QUILOS AINDA FALTAM PARA ELA ATINGIR SEU “PESO” MÁXIMO?
RESOLUÇÃO:
RESPOSTA:_____________________________________________________
3. NO SÍTIO ARCO-ÍRIS HÁ 25 BOIS, 38 VACAS, 52 GALINHAS E 27 PATOS. RESPONDA:
- QUANTOS MAMÍFEROS EXISTEM NO SÍTIO? ___________
- QUANTOS ANIMAIS EXISTEM NO TOTAL? __________
RESOLUÇÕES:
RESPOSTA: ____________________________________________________
Resolva os problemas:
1) Silvia comprou uma geladeira por R$ 820,00. Ela deu R$ 220,00 deentrada e pagou o restante em três prestações mensais de igual valor. Qual o valor de cada prestação?
2) Na decisão das Olimpíadas, foram realizadas três partidas de
basquete. Na primeira partida, compareceram 2.853 pessoas. Na segunda,1.987 e, na final, 3.587 pessoas.
basquete. Na primeira partida, compareceram 2.853 pessoas. Na segunda,1.987 e, na final, 3.587 pessoas.
•Em qual partida o público foi maior?
•Qual a diferença de público entre o terceiro e o primeiro jogo?
•Nos três jogos, quantas pessoas compareceram no total?
•Qual a diferença de público entre o terceiro e o primeiro jogo?
•Nos três jogos, quantas pessoas compareceram no total?
3) Observe uma receita de biscoitos de leite e responda:
Biscoitos de leite
Ingredientes
•100 mL de leite
• 125 g de açúcar
•125 g de margarina
•375 g de farinha de trigo
• 125 g de açúcar
•125 g de margarina
•375 g de farinha de trigo
Tempo de preparo: 10 minutos
Modo de Preparo:
• Em uma tigela, coloque o leite, o açúcar,
a margarina e a farinha.
• Amasse muito bem com as mãos.
• Modele os biscoitos como desejar e
coloque em um tabuleiro polvilhado com farinha. Ponha para assar em forno médio por 15 minutos.
Tempo de cozimento: 15 minutos
a) Quantos gramas de ingredientes há nessa receita?
b) Essa quantidade é maior ou menor que meio quilograma?
c) Quanto tempo gastamos no preparo e cozimento dessa receita?
d) Esse tempo é mais ou menos que meia hora?
b) Essa quantidade é maior ou menor que meio quilograma?
c) Quanto tempo gastamos no preparo e cozimento dessa receita?
d) Esse tempo é mais ou menos que meia hora?
tenho agora?
5) Fiz um manjar para a sobremesa de domingo. Veja a receita desse
doce:
Manjar branco
Ingredientes:
• 1 caixinha de preparado para manjar branco
• Meio litro de leite
• 1 colher de chá de baunilha
• 2 colheres de sopa de coco ralado
Modo de preparo:
Despeje o conteúdo da caixinha em uma panela, acrescente o leite e leve ao fogo, mexendo até engrossar.
Coloque em uma tigela, espere esfriar e leve à geladeira. Após duas horas, o manjar está pronto para ser tirado da fôrma.
Para enfeitar, jogue o coco ralado por cima do doce.
Despeje o conteúdo da caixinha em uma panela, acrescente o leite e leve ao fogo, mexendo até engrossar.
Coloque em uma tigela, espere esfriar e leve à geladeira. Após duas horas, o manjar está pronto para ser tirado da fôrma.
Para enfeitar, jogue o coco ralado por cima do doce.
Fiquei sabendo que virão mais convidados. Para triplicar as receitas,
quanto vou gastar de cada ingrediente?
6) Na banca de revistas, Júlia comprou um álbum de figurinhas que custou R$ 1,50; um pacote de figurinhas por R$ 0,25; uma revista em quadrinhos por R$ 2,50 e uma revista sobre informática que custou R$4,25.
De acordo com os preços, responda:
De acordo com os preços, responda:
•Quanto Julia gastou ao todo?
•Se Julia pagar a conta com uma nota de R$ 50, quanto receberá de
troco?
ATIVIDADES:
1) Determine o resultado de cada adição:
1) Determine o resultado de cada adição:
21 +12 | | 26 +18 | | 22 +7 | | 20 +13 |
______ | | ______ | | ______ | | ______ |
| | | | | | |
Agora complete:
Qual é o resultado maior ?
Quais os dois resultados que são iguais ?
Qual é o resultado maior ?
Quais os dois resultados que são iguais ?
3) Você está vendo um quadro de selos:
| | |
| | |
| | |
a) Quantas linhas de selos há neste quadro?
b) Em cada linha há quantos selos?
c) Quantos selos há ao todo nesse quadro?
4) Júnior joga dados. Veja o que aconteceu :
Calcule o número de pontos que ele fez depois dessas 3 jogadas usando:
a) a forma de adição: 5 + 5 + 5 =
b) a forma de multiplicação: 3x5 =
5) Siga o modelo:
7 + 7 + 7 + 7 + 7 → 5x 7 = 35
a) 5 + 5 → 5 x = 10
b) 2 + 2 + 2 +2 +2 + 2 + 2 → 7 x = 14
c) 3 + 3 + 3 → 3 x = 9
d) 6 + 6 + 6 → 3 x = 18
6) Dada a adição: 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 18
Qual das alternativas abaixo têm o mesmo resultado da adiçao acima:
a) 13 + 4
b) 4 x 4
c) 6 x 3
7) Qual é a multiplicação e o resultado sugerido na :
a) Figura A? 5 x 4 = b) Figura B? 2 x 8 = c) Figura C? 3 x 3 = d) Figura D? 4 x 4 = e) Figura E? 6 x 2 = f) Figura F? 1 x 6 = |
ATIVIDADES:
1) Com 48 moedinhas podemos formar 8 grupos de 6 moedinhas.
Agora complete:
a) 48 dividido por 8 é igual a
2) Marcos têm 25 cartas de baralho:
Quantos grupos de cartas ele pode formar?
25 dividido por 5 é igual a
1) Com 48 moedinhas podemos formar 8 grupos de 6 moedinhas.
Agora complete:
a) 48 dividido por 8 é igual a
2) Marcos têm 25 cartas de baralho:
Quantos grupos de cartas ele pode formar?
25 dividido por 5 é igual a
3) Luísa quer distribuir estes chiclets igualmente entre 4 irmãos:
a) Quantos chiclets Luísa têm?
b) Quantos chiclets Luísa vai dar para cada irmão?
a) Quantos chiclets Luísa têm?
b) Quantos chiclets Luísa vai dar para cada irmão?
Atividades
1) Para calcular a quantidade de cadeiras que você vê, podemos usar uma adição ou uma multiplicação.
O resultado é :
4 + 4+ 4 + 4= ou 4 x 4 =
2) Quantas rodas há na figura?
Para saber quantas rodas há na figura, você pode usar a multiplicação.
O resultado é :
2 + 2 + 2 + 2 = ou 4 x 2 =
3) Vamos contar as carteiras da sala de aula? Faça isso usando multiplicação e adição correspondente.
O resulatdo é ?
5 + 5 + 5 = ou 5 x 3 =
4)Um pedreiro empilhou tijolos, como mostra a figura:
Quantos tijolos ele empilhou?Para calcular, use multiplicação e adição correspondente:
Quantos tijolos ele empilhou?
8 + 8 + 8 + 8 + 8 = ou 8 x 5 =
O resultado é :
4 + 4+ 4 + 4= ou 4 x 4 =
2) Quantas rodas há na figura?
Para saber quantas rodas há na figura, você pode usar a multiplicação.
O resultado é :
2 + 2 + 2 + 2 = ou 4 x 2 =
3) Vamos contar as carteiras da sala de aula? Faça isso usando multiplicação e adição correspondente.
O resulatdo é ?
5 + 5 + 5 = ou 5 x 3 =
4)Um pedreiro empilhou tijolos, como mostra a figura:
Quantos tijolos ele empilhou?Para calcular, use multiplicação e adição correspondente:
Quantos tijolos ele empilhou?
8 + 8 + 8 + 8 + 8 = ou 8 x 5 =
Um comentário:
Muito inteligentes suas questões. Obrigado pela ajuda!
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