Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta para o rei de Portugal dizendo que na terra que ele descobriu ñão haviam riquezas e, portanto, Portugal não se interessou muito pelo Brasil. O período de 1500 até 1532, é chamado de período Pré-Colonial. Nesse período, os portugueses vieram várias vezes para cá e fizeram um reconhecimento do nosso litoral.
Nessas visitas, os portugueses descobriram o pau-brasil, uma madeira avermelhada, de onde era possível extrair um corante e também era possível fabricar móveis, casas e navios.
O rei de Portugal se intessou muito por isso e fundou uma feitoria (posto de armazenamento de mercadorias).
Os índios trocavam o pau-brasil com os portugueses, por machados, facas, espelhos e objetos de pouco valor. Escambo é a troca de mercadorias, sem usar dinheiro.
Os franceses também se interessaram pelo pau-brasil e fundaram feitorias aqui no Brasil. Então, o rei de Portugal organizou duas expedições guarda-costas (ou policiadoras). Mesmo assim, era difícil combater os franceses, porque o nosso litoral é muito grande.
Para não perder o Brasil, o rei de Portugal decidiu organizar expedições colonizadoras, que tinham como missão combater os piratas franceses e colonizar o Brasil.
2 comentários:
eu vou ti escuela
eu vou ti escuela
Postar um comentário