Vírus é uma partícula basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bacteria e archaea). Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucléico (seja DNA ou RNA, ja se há conhecimento hoje de vírus que possuem os dois) cercada por alguma estrutura protetora consistente de proteína também conhecida como envelope protéico ou cápsula protéica; ou feita de proteína e lipídio. Das 1.739.600 espécies de seres vivos existentes, os vírus representam 3.600 espécies.
Um pequeno resumo sobre os vírus:
- os vírus são parasitas de todos os tipos de células: animais, vegetais, bactérias...
- os vírus não possuem organização celular, portanto não produzem nem absorvem as substâncias de que necessitam quando se encontram fora do organismo parasitado.
- os vírus, devido ao seu tamanho extrema- mente reduzido, só são visíveis ao microscópio eletrônico. o microscópio óptico, utilizado até então, não permitia a sua visualização.
- quando penetram em nosso corpo, esses agentes infecciosos são identificados como organismos “estranhos”. Imediatamente, células que fazem parte do nosso sistema imunitário passam a produzir os anticorpos que combatem esses invasores.
- os anticorpos são substâncias de defesa do nosso organismo. Eles se ligam aos agentes invasores com a função de neutralizá-los.
- as vacinas são produzidas com os microrganismos mortos ou vivos, porém atenuados, ou, ainda, com toxinas produzidas por eles. Quando injetados em uma pessoa, não provocam a doença, mas são capazes de estimular o sistema imunitário a produzir anticorpos contra esses microrganismos.
- as pessoas que já tiveram uma determinada virose não a adquirem novamente porque o organismo produz células de “memória” capazes de reconhecer o mesmo agente invasor e reagir rapidamente, produzindo anticorpos contra ele.
- Sarampo : Sinais e Sintomas - Aversão à luz (fotofobia), tosse seca, manchas vermelhas na pele (exantema).
- Dengue – Sinais e Sintomas - Mal-estar, febre, dores de cabeça, musculares e articulares.
- ao se tomar vacina contra uma determinada virose, são introduzidos no organismo os próprios vírus, mortos ou atenuados, de modo que não causem a doença, mas provoquem uma reação imunitária específica, isto é, anticorpos contra esse tipo de vírus. Não há uma única vacina que cubra todas as viroses.
Para isso são necessárias diferentes vacinas para diferentes vírus.
- pelo fato de o vírus sofrer mutações muito rápidas, uma vacina que protege contra um vírus já existente não protegerá contra os novos que, frequentemente, surgem.
- a hepatite A é transmitida através da água e alimentos contaminados pelo vírus. Por serem vírus muito pequenos, os filtros comuns não são capazes de retê-los; com a fervura, eles serão eliminados.
- AIDS: o significado é: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immuno Deficiency Sindrome).
- o nome da doença se refere ao fato de o vírus HIV afetar o sistema imunitário do organismo. Com isso, a pessoa se torna incapaz de se defender de uma série de doenças que seriam facilmente combatidas.
- o HIV pode ser transmitido pelo contato direto com sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. Pode também ser transmitido através da placenta ou durante o parto. Agulhas de injeção ou outros objetos cortantes contaminados com o vírus também o transmitem.
- se há suspeita de contaminação pelo vírus da aids, é necessário que se faça um teste em laboratório para a análise do sangue. Só através desse teste é que a pessoa terá a certeza de estar ou não contaminada com o vírus. Evitar contatos sexuais sem proteção, não doar sangue, não compartilhar seringas, etc.
- o sangue vai revelar a presença de anticorpos produzidos pelo corpo na tentativa de combater o vírus.
- em geral, o organismo demora pelo menos três meses para produzir um número de anticorpos suficientes para serem detectados pelo teste. Testes efetivados antes desse prazo podem produzir um resultado denominado "falso negativo".
- nos estágios iniciais da doença, muitas pessoas com infecção pelo HIV nem sabem que estão infectadas, podendo viver por mais de 10 anos sem apresentar nenhuma das doenças oportunistas relacionadas à AIDS. Depois de algum tempo, com o sistema imunológico enfraquecido, várias doenças podem se manifestar, são as doenças “oportunistas”, a pessoa está no estágio avançado da infecção causada pelo HIV – o que chamamos de AIDS
- sendo apenas portadora do vírus, isto é, soropositiva, a pessoa não tem nenhum sintoma. Mas, ao desenvolver a aids, começa a apresentar várias doenças, conhecidas como oportunistas, causadas por bactérias, fungos, protozoários, outros vírus e até alguns tipos de câncer que, em situações normais, o organismo combateria. São essas doenças que acabam levando o indivíduo a morte. Isso significa que o sistema imunitário dessas pessoas reagiu de alguma forma, sendo capaz de eliminar as células infectadas pelo vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário