domingo, 18 de setembro de 2011

BIO - Gametogênese

Meiose e Gametogênese
As células do corpo humano e de outros animais, chamadas de células somáticas, são diplóides (2n). Isso significa que elas possuem em seu núcleo, duas cópias de cada um dos cromossomos. 
Esse número duplicado de cromossomos se mantem sempre constante de geração em geração. Assim, tanto os filhos quanto seus pais possuem o mesmo número de cromossomos, que no caso da espécie humana é 46. 
Reflita, agora a seguinte pergunta: Como é possível que os seres humanos (e outros animais e plantas diplóides) mantenha constante seus números de cromossomos, se durante o processo de fecundação ocorre a união de duas células (um gameta materno e outro paterno)?
Isso só é possível porque durante a formação dos gametas ocorre a redução à metade do número de cromossomos. Assim, dois gametas haplóides (n), isto é, com apenas uma cópia de cada cromossomo, se unem dando origem a um zigoto diplóide (2n).
A formação dos gametas haplóides ocorre através de um processo de divisão celular denominado meiose, a qual ocorre em duas etapas consecutivas denominadas meiose I e meiose II. 

Meiose I 

Esta fase também é chamada fase reducional (R!), pois uma célula diplóide (2n) dará origem a duas células haplóides (n). 

Meiose II 

As duas células haplóides (n) formadas durante a primeira etapa (meiose I) dão continuidade à divisão, dando origem, cada uma delas, a mais duas células também haplóides (n) o que dará, no fim das 2 etapas, um total de quatro células haplóides (n). 

A meiose II é denominada divisão equacional (E!), pois as células ao se dividem formam células-filha com o mesmo número de cromossomos. 

Observação:

Entre a meiose I e a meiose II, existe um intervalo breve, que não é uma nova interfase (não há duplicação do material genético), denominado intercinese. 

Esquema Geral 


A meiose ocorre em células de linhagem germinativa (células que darão origem aos gametas). 

Por meio da meiose, o número de cromossomos é reduzido à metade nos gametas, o que permite após a fecundação, a formação de um zigoto que mantém o número característico da espécie constante. 

Meiose I (R!) 

É divida em: Prófase I, Metáfase I, Anáfase I e Telófase I. 

Prófase I 

E subdividida em: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese. Crossing-over (troca de segmento, genes, entre cromossomos homólogos), fenômeno que proporciona a variabilidade de características entre indivíduos de uma mesma espécie. 

Leptóteno 

Cromossomos pouco espiralizados. 

Raramente se observa a duplicação das cromátides. 

Podem-se observar os cromômeros (nódulos nos filamentos de DNA). 

Zigóteno 

Os cromossomos estão um pouco mais espiralizados 

Os cromossomos homólogos alinham-se lado a lado (pareamento ou sinapse) para que possa ocorrer o crossing-over.








OVULOGÊNESE

ovulogênese  é o processo de formação dos óvulos, a partir das ovogônias, e tem início ainda no embrião, porém só é completado durante a puberdade.
Durante o divisões mitóticas  das células germinativas. As ovogônias são células diplóides e também sofrem mitoses, ficando maiores, formando osovócitos primários, que são cobertos por uma camada de células, pelo estroma ovariano, formando o folículo primordial. Estas células que o recobrem mudam de forma, formando o folículo primário. O folículo primário, quando possui mais de uma camada de células o recobrindo, é chamado defolículo secundário.
meiose no folículo primário dá origem a duas células haplóides, o ovócito secundário e o primeiro corpúsculo polar. Estas duas células possuem tamanhos diferentes, pois o ovócito secundário recebe a maior parte do citoplasma, restando muito pouco para o corpúsculo polar. Na espermatogênese, as células têm o mesmo tamanho e recebem o mesmo nome.
O corpúsculo póla logo se degenera e o ovócito secundário sofre a segunda meiose, que só se completa se houver fecundação, pois ela acontece até ametáfase, então a divisão é interrompida. Se for fecundado, a divisão continua e outra célula é formada, o 2º corpúsculo polar, que é também degenera. Após isso a maturação é completada, não havendo período de diferenciação, como na espermatogênese.
O processo de gametogênese na mulher se repete todo mês, não se completando caso não haja fecundação. As pílulas anticoncepcionais impedem a ovulação na mulher.
Comparação entre ovogênese e espermatogênese:




Nenhum comentário: