SISTEMA CIRCULATÓRIO
Substâncias aproveitáveis no sangue:
- hemácias
- plaquetas
- plasma.
O sangue é composto por: plasma, eritócitos (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.
- plasma: líquido amarelo; mais de 90% do plasma é composto por água, nutrientes variados, hormônios, enzimas e anticorpos.
- eritócitos (glóbulos vermelhos): células mais numerosas no sangue; são ricos em hemoglobinas, que se combinam com o oxigênio, para transportá-lo; essas células sobrevivem 120 dias e depois são substituídas por novas células que são produzidas na medula óssea.
- leucócitos (glóbulos brancos): defendem o organismo de doenças; também são produzidas na medula óssea.
Obs:
Linfa = líquido esbranquiçado (possui essa cor porque não possui hemácias), que percorre os valos linfáticos.
- plaquetas: possuem função reparadora, pois previnem e interrompem as hemorragias (hemostasia). Sendo assim, participam da coagulação do sangue, junto com a presença de vitaminas C e K, fatores genéticos e ambientais. As plaquetas circulam pelo sangue de 9 a 10 dias e depois são destruídas pelo baço.
TIPOS DE SANGUE
TIPO DE SANGUE | DOA PARA | RECEBE DE |
A | A e AB | O e A |
B | B e AB | O e B |
AB | AB | AB, A, B e O |
O | AB, A, B e O | O |
Infarto do Miocárdio (ataque cardíaco)
É causado pela redução do fluxo sanguíneo nas coronárias e isso pode levar a morte de parte do músculo cardíaco, por falta de nutrientes e oxigênio.
Ponte de safena
É o procedimento mais comum, quando acontece um infarto; trata-se de uma emenda que desvia a circulação, para evitar o bloqueio. Recebe o nome de ponte de safena , porque essa emenda é feita com um pedaço da veia safena (que fica na perna).
AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Acontece quando um vaso sanguíneo se rompe no cérebro. É conhecido como “derrame”.
Varizes
Acontece quando as válvulas das veias não consegue mais reter o refluxo e causa aumento e distenção dos vasos sanguineos.
Aterosclerose
Ocorre quando a gordura se deposita nas artérias e forma placas, diminuindo o abastecimento de sangue para os órgãos.
Leucemia
Tem origem desconhecida. Atinge os glóbulos brancos. Ela aumenta o número de leucócitos e, como eles são muito jovens, não defendem o organismo muito bem.
Hemofilia
É o nome dado a diversas doenças hereditárias que prejudicam a coagulação do sangue.
Anemia
Ocorre por causa da diminuição da concentração da hemoglobina e a redução da quantidade de hemácias no sangue. Por isso, acontece uma redução da capacidade do sangue em transportar oxigênio para os tecidos. A anemia mais comum é causada pela falta de ferro.
SISTEMA URINÁRIO
É responsável pela eliminação de substâncias tóxicas que estão no organismo.
Homeostase é o equilíbrio interno do corpo.
Como funciona? Por meio da filtração do sangue, elimina o excesso de água, sais minerais e substâncias tóxicas, resultando na formação da urina.
Função dos rins: filtrar o sangue.
Caminho da urina: é formado nos néfrons (que filtram o sangue) e segue pelos ureteres até a bexiga urinária, onde ela fica armazenada; depois, ela é eliminada pelo canal da uretra.
Reabsorção: é a reutilização de substâncias úteis ao corpo, filtradas pelos rins.
Suor: tem como função eliminar um pequena porção de uréia, sais e outras substâncias indesejadas, e também manter a temperatura do corpo.
Exame anti-dopping: é feito através do suor ou da urina do atleta, pois pode-se verificar quais as substâncias indesejadas que estão sendo excretadas.
SISTEMA NERVOSO
É responsável pelo comando de todas as funções do corpo.
Estímulos são manifestações que fazem com que tenhamos reações.
Neurônios: são células do sistema nervoso, formadas por um corpo celular (onde está o núcleo) e muitos prolongamentos. Os prolongamentos podem se apresentar na forma de dendritos (captam os estímulos e geram os impulsos nervosos) ou axônios (aumenta o impulso nervoso). O estrato mielínico isola um o axônio. Feixe nervoso é quando os neurônios estão dispostos lado a lado.
Sistema nervoso central: é protegido pelo crânio e pela coluna vertebral e é onde encontramos os corpos celulares dos neurônios. É formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Meninges são membranas que também protegem o sistema nervoso; entre as meninges existem um líquido chamado cérebro-espinhal que amortece choques que podem acontecer entre o encéfalo e o crânio. Meningite é a infecção das meninges.
Sistema nervoso periférico: é onde encontramos os feixes nervosos.
Células da glia (gliócitos): sustentam, nutrem e protegem os neurônios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário