NORUEGA, ISLANDIA E SUIÇA
- Elevado IDH (critérios educacionais, econômicos e sociais).
- não fazem parte da União Européia.
Noruega
- Economia: setor primário - pesca, extrativismo vegetal e extrativismo mineral (petróleo e gás natural); indústria naval; fertilizantes agrícolas e matéria-prima na confecção de plásticos; metais (magnésio, alumínio e ligas de ferro); celulose.
- expectativa de vida alta (79 anos).
- população 100% alfabetizada.
- alta renda per capita.
- Prêmio Nobel (homenagem ao sueco Alfred Nobel) é escolhido através de 5 parlamentares, que dão o prêmio para pessoas que se destacaram nas áreas: Paz, Química, Física, Medicina, Literatura e Economia.
- rios de planalto (grande produção hidrelétrica) – isso torna a produção industrial mais barata e limpa.
- atividades ligadas ao oceano, pois possui uma costa litorânea extensa.
- turismo: os turistas vem, em sua maioria, da própria Europa, para visitar os fiordes (vales de origem glacial de paredes abruptas, invadidos pelo oceano) ou o sol-da-meia-noite (período do ano em que o sol brilha 24 horas na região).
Suíça
- grande diversidade política, lingüística, étnica e religiosa. Por esse motivo, todos os cantões (unidades administrativas) possuem uma autonomia para dar direito de voz a todas as minorias da Suiça.
- território pequeno, situado no centro da Europa Ocidental.
- população 99% alfabetizada.
- alta expectativa de vida (80 anos).
- funções do governo federal: defesa, segurança interna, relações diplomáticas, política externa, alfândega, correios, transportes (principalmente o ferroviário).
- o governo executivo possui 7 ministérios e um deles torna-se presidente (cargo rotativo), não tendo nenhum benefício a mais; sua única função é presidir as reuniões ministeriais.
- a Suiça não faz parte da União Européia, porque todos os tratados internacionais de duração indeterminada devem passar por votação popular e, em 1992, a população votou contra a entrada na União Européia. O povo votou contra isso, porque a Suiça é um dos países mais ricos das Europa e, se entrasse na Uniao Europeia, ia ter que ajudar os países mais pobres do bloco.
- é considerado um pais neutro, ou seja, não faz alianças militares, nem se envolve em conflitos em não deixa forças militares passarem por seu territorio; usa força militar somente para sua própria defesa.
- economia: exportação de produtos de alto valor agregado – relógios (artesanal), maquinários para indústria têxtil.
- setor terciário: sigilo da identidade de investidores no setor bancário.
Islândia
- é uma ilha vulcânica localizada no Oceano Atlântico Norte.
- é um país europeu mais em razão de sua colonização que por sua localização geográfica ou formação geológica.
- 99% da população alfabetizada.
- não possui exército; possui apenas alguns barcos e helicópteros para evitar a pesca ilegal em seu território; em caso de guerra, os EUA dariam suporte para o país; em troca, os EUA mantem duas bases militares na Islândia.
- economia: produção de alumínio.
- possui abundancia de energia hidroelétrica, que ela aproveita das águas de degelo que ocorrem no cume das montanhas que cortam o país.
- utilizam fonte de energia geotérmica, o que deixa mais barato os seus produtos.
Japão
- território pequeno, constituído por grandes cadeias de montanhas; somente 11% do território possui condições de relevo para a prática da agricultura.
- intensa atividade sísmica (terremotos) e vulcânica.
- está localizada entre 3 placas tectônicas: Eurasiana, Filipinas e Pacífico.
- climas: ao norte, clima frio, correntes marítimas frias, provenientes do Ártico; ao norte da ilha de Honshu, clima temperado (quatro estações bem definidas); na parte sul, clima subtropical (verões quentes e longos; inverno com neve).
Nenhum comentário:
Postar um comentário